Províncias

Novo impulso à alfabetização nos municípios

José Chaves | Andulo

O ensino para pessoas adultas a nível dos municípios do Andulo e Nharea, província do Bié, vai conhecer melhorias significativas em breve, depois de 104 alfabetizadores terminarem um ciclo de formação.

O ciclo sobre novas metodologias de ensino para pessoas adultas, visando um melhor exercício da sua actividade, teve duração de cinco dias, por iniciativa da direcção provincial da Educação do Bié.
Durante o referido seminário foram debatidos vários temas sob o método de ensino “Sim eu Posso”, as profissões nas comunidades, a importância do manual para o alfabetizando e o alfabetizador, bem como a planificação de uma aula, ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.
Os alfabetizadores agradeceram a iniciativa da direcção provincial da Educação e apelaram para que acções desta índole continuem, a fim de dotar cada vez mais os professores de novos conhecimentos.
A administradora municipal adjunta do Andulo, Natália Catumbela, defendeu que o país precisa urgentemente de combater o fenómeno analfabetismo.
A administradora Natália Catumbela sublinhou que os temas que dominaram a acção formativa vão acelerar o processo de alfabetização nos municípios do Andulo e Nharea, numa altura em que a província do Bié controla mais de 75 mil alfabetizandos.

Tempo

Multimédia