Províncias

Novos aparelhos melhoram assistência

Delfina Victorino | Cuito

A assistência aos seropositivos a nível da província do Bié está a registar melhorias significativas desde a instalação, recentemente, de novos aparelhos CD-4 em todos os hospitais municipais e centros médicos.

Com a entrega dos aparelhos, as unidades sanitárias conseguem realizar o rápido diagnóstico de pessoas portadoras do vírus ou da doença, principalmente mulheres grávidas, o que permite proteger as crianças recém-nascidas. O director provincial da Saúde, João Campos, esclareceu que estes aparelhos foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Luta contra o Sida, no âmbito das estratégias de redução do elevado número de pessoas infectadas pelo VIH.
Com o aparelho CD-4 as unidades estão em condições de garantir uma assistência de qualidade às pessoas, garantiu João Campos, que salientou o facto de o sector ter formado alguns médicos, para que eles possam forma outros profissionais de saúde, com vista a um melhor manuseamento dos equipamentos.
Os municípios do Andulo, Catabola, Chinguar, Chitembo, Nharea, Cuemba, Cuito, Camacupa e Cunhinga beneficiaram de meios e de profissionais formados para  atender todos os casos relacionados com o tratamento de seropositivos, segundo João Campos .
O director provincial da Saúde no Bié esclareceu que, actualmente, a população não tem necessidade de se deslocar ao estrangeiro em busca de atendimento médico, uma vez que localmente as unidades possuem condições para atender as pessoas portadoras do vírus da sida.
Durante o primeiro trimestre deste ano foram diagnosticados 621 novos casos positivos de VIH/Sida, no Bié, segundo o director provincial da Saúde.

Tempo

Multimédia