Províncias

Novos bairros periféricos possuem serviços básicos

Delfina Victorino | Cuito

Os novos bairros periféricos do Chissindo e Militar, na cidade do Cuito, erguidos há cinco anos, vão ter novas salas de aulas ainda este ano, garantiu o administrador municipal.

Vista parcial do Cuito onde os bairros periféricos têm mais serviços básicos
Fotografia: João Gomes

De acordo com Avis Vieira, o sector privado está igualmente empenhado na construção de uma escola de 24 salas, com o objectivo de colaborar com o Governo Provincial na expansão dos serviços básicos.
A expansão e construção de escolas estão relacionadas com a integração de mais professores, principalmente para o I e II ciclos. Nesse momento, são necessários pelo menos oito mil professores no município, tendo em conta o número de alunos fora do sistema de ensino, salientou o administrador. O sector da Educação está actualmente a realizar o reajuste do programa lectivo dos professores, para facilitar o sistema de ensino.
Avis Vieira disse que as administrações têm directivas para construir residências para técnicos da Saúde e da Educação, no sentido de albergar os quadros residentes em determinadas localidades. Por isso, neste momento, em todas as sedes comunais do Cuito existem residências construídas para os quadros dos principais sectores.
O administrador garantiu, ainda, a construção de novos sistemas de captação, tratamento e distribuição, para reduzir o índice de doenças provocadas pelo consumo de água imprópria.
A falta de água e energia é a­pontada como o principal problema enfrentado pela população residente nesta circunscrição do Bié, segundo o administrador  Avis Vieira.

Tempo

Multimédia