Províncias

Novos casos de tuberculose foram diagnosticados no Bié

Novos casos de tuberculose foram diagnosticados na província do Bié, durante o primeiro trimestre de 2014, afirmou segunda-feira na cidade do Cuito, o supervisor de luta contra a doença.

Isaías José Lemos disse à Angop que dos casos diagnosticados constam 237 de tuberculose pulmonar e 287 extra-pulmonar.
Destes casos registados, 259 receberam alta por melhoria, 21 pessoas morreram e sete pacientes abandonaram o tratamento, sem qualquer explicação, situação que preocupa o sector da Saúde.
Os casos de tuberculose foram registados nos municípios do Cuito, Camacupa, Nharêa e Andulo.
As unidades sanitárias da província possuem medicamentos suficientes, para atender os doentes, disse o responsável do programa local de controlo da doença.
A província tem mais de dois milhões de habitantes, na maioria camponesa, distribuídos pelos municípios do Cuito, Andulo, Cunhinga, Chinguar, Catabola, Cuemba, Camacupa, Chitembo e Nharêa.

Banco de Urgência

O Banco de Urgência do Hospital Central do Bié assistiu nas últimas 72 horas 378 pacientes com enfermidades diversas, informou à Angop a chefe de secção da unidade sanitária, Paulina Satunga.
Acidentes de viação, agressões, queimaduras são alguns dos acidentes registados.
Das patologias atendidas, constam ainda a malária, doenças respiratórias, diarreias agudas, febre tifóide, hipertensão arterial, traumatismo craniano, fracturas, contusões e escoriações.

Tempo

Multimédia