Províncias

Número de idosos nas salas continua a aumentar no Bié

Pelo menos 2.603 pessoas foram alfabetizadas nos últimos três anos no município de Camacupa, província do Bié, pela ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), afirma em nota de imprensa.

Muitas pessoas adultas manifestam interesse em aprender a ler e escrever
Fotografia: Jornal de Angola

Pelo menos 2.603 pessoas foram alfabetizadas nos últimos três anos no município de Camacupa, província do Bié, pela ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP), afirma em nota de imprensa. Para o êxito da campanha, a ONG formou 157 alfabetizadores que garantem as aulas, sobretudo nas comunidades das áreas do Ringoma e Umpulo.
Por seu turno, o comité japonês ligado ao Fundo das Nações Unida para a Infância (UNICEF) lançou na segunda-feira, na escola 267 Rei Ekuikui II, arredores da cidade do Cuito, a campanha de saúde escolar denominada “Lava as mãos com água e sabão”.
O representante da UNICEF no Bié, Manuel Francisco, considerou a iniciativa, que começou em 2009, como sendo uma actividade de carácter mundial que visa essencialmente criar nas crianças em idade escolar o hábito de lavaram as mãos, depois de fazerem qualquer tarefa, sobretudo antes de comer.
A UNICEF tem estado a trabalhar em especial com os sectores da Educação e Saúde. “As crianças também são orientadas e motivadas a  ensinar outras crianças a terem o mesmo comportamento”, disse Manuel Francisco, sublinhando que a lavagem das mãos pode prevenir, até 97 por cento, casos como a cólera e outras infecções.

Tempo

Multimédia