Províncias

Obras ficam concluídas em Dezembro deste ano

JOSÉ CHAVES| Nharea e MATIAS DA COSTA| Cuito

Os trabalhos de terraplanagem da estrada que liga a vila de Nharea à embala Tarala, num percurso de 15 quilómetros, decorrem a bom ritmo e devem ficar concluídas até Dezembro próximo.

Trabalhos de terraplanagem na fase final
Fotografia: Jornal de Angola

A obra faz parte do programa do Governo Provincial e contempla a terraplanagem, desmatação e acomodação dos solos. A administradora municipal de Nharea, Maria Lúcia Chicapa, afirmou que esta obra faz parte das “acções incluídas no Programa de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza”, tendo em conta o papel que esta estrada desempenha.

Fuga de quadros em análise

Responsáveis dos recursos humanos de instituições dos nove municípios da província do Bié participam num seminário sobre políticas de atracção e manutenção de quadros na função pública.
O chefe do Gabinete de Inspecção do Governo Provincial e orador no seminário, João Martins, referiu ser necessário identificar as verdadeiras causas do fenómeno da fuga de quadros e planificar políticas para a manutenção dos recursos humanos. />No interior da província as políticas de inclusão social dirigidas a quadros da função pública são fracas, o que tem suscitado, em certos casos, o processo de recessão em algumas instituições, salientou. Para resolução deste problema defendeu uma acção conjunta entre líderes de instituições e responsáveis de recursos humanos, de forma a serem encontrados mecanismos que concorrem para o sucesso dos órgãos funcionais do Estado.
Na sua perspectiva é necessário articular a gestão de competências com os restantes subsistemas dos recursos humanos, para que se cultive a cultura de organização laboral a nível das instituições.
Os participantes no seminário estão a abordar temas como “Planeamento e estratégia laboral”, “O resultado de desempenho individual” e “Gestão de processos e mudanças”.

Tempo

Multimédia