Províncias

Palestras marcam os festejos na província

Sérgio V. Dias | Cuito

No quadro do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de Junho, a província do Bié acolhe uma série de palestras e campanhas de limpeza em todas as sedes municipais.

Campanhas de limpeza marcam a actividade
Fotografia: Edson fa Fabrízio

As actividades comemorativas da data arrancaram quinta-feira  e decorrem sob o lema “Preservar para garantir sustentabilidade ambiental”.
A Direcção Provincial do Ordenamento do Território, Urbanismo e Ambiente traçou um plano de actividades, com destaque para as campanhas de limpeza que se realizam em todas as sedes municipais do Bié.
Nas campanhas participam funcionários públicos, efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) e da Polícia Nacional, assim como figuras ligadas às autoridades tradicionais, organizações políticas, religiosas e população em geral. Na esteira das comemorações do Dia Mundial do Ambiente realizam-se no Bié, a 2 de Junho, visitas de quadros das várias Repartições Municipais, de Secções Comunais, da Polícia e de membros das autoridades tradicionais às zonas de exploração de inertes.
Para os dias 3, 4 e 5 de Junho, a Direcção Provincial do Bié agendou várias palestras, sob os temas “O ambiente e o saneamento básico”, “Principais causas da degradação do ambiente” e “O desenvolvimento das novas tecnologias agrícolas e o seu impacto no ambiente”.
 Consequências das queimadas
O acto central das comemorações do Dia Mundial do Ambiente no Bié, a ser dirigido pelo vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, José Fernando Tchatuvela, está marcado para o município do Cuemba, 164 quilómetros a leste do Cuito.
Na data realizam-se no Cuemba e nos demais municípios palestras sobre "A importância do 5 de Junho" e sobre  "Causas e consequências das queimadas", que ocorrem também um pouco por todas as regiões do Bié.
O Bié conta com os municípios do Cuito, Cunhinga, Camacupa, Catabola, Cuemba, Andulo, Nharêa, Chitembo e Chinguar.

Tempo

Multimédia