Províncias

"Parlamento Académico" no Cuito

Elsa Dias | Cuito

O Conselho Provincial do Bié da Juventude (CPJ) procede amanhã, na sala de conferências da Escola Superior Pedagógica, na cidade do Cuito, ao lançamento do projecto “Parlamento académico”.

O acto vai ser marcado por uma palestra subordinada ao tema “O papel da comunidade académica do Bié no desenvolvimento da província”, a ser proferida pelo padre Fernando Tchimo.
Durante o lançamento do “Parlamento académico” vão ser abordadas questões relacionadas com a qualidade de ensino no país, um assunto muito propalado nos simpósios nacionais da juventude. Aspectos ligados à falta de iniciativa na unificação de estudantes e quadros da província do Bié, sobretudo ligados às duas Escolas Superiores existentes, a Pedagógica e Politécnica, vão merecer, também, uma análise durante o evento.
O Conselho Provincial da Juventude considera importante divulgar nas escolas dos municípios do Bié os cursos existentes, para minimizar as lacunas de falta de quadros.
Em nota divulgada, o CPJ realça o discurso do Presidente da República no qual destacou o facto de a juventude dever pautar-se “pelo diálogo e pelo esforço do Executivo no aumento de mais escolas, universidades e bolsas de estudo no país e na possibilidade de maiores enquadramentos no mercado de trabalho”.
O projecto “Parlamento académico” visa, fundamentalmente, sensibilizar, informar e unificar professores e estudantes das Escolas Superiores e Institutos Médios, no que diz respeito à formação e integração no mercado de trabalho.
A iniciativa deve juntar membros do Governo do Bié, empresários, líderes de associações juvenis e estudantis, responsáveis dos Institutos Médios, professores nacionais e estrangeiros, entre outras individualidades.

Tempo

Multimédia