Províncias

Parque escolar do Chitembo alargado a todo o município

Delfina Vitorino | Cuito

Vários empreendimentos sociais e económicos vão continuar a ser construídos no Chitembo, para melhorar as condições de vida da população daquele município do Bié.

Mais crianças com acesso ao ensino
Fotografia: Kindala Manuel

Daniel Mucanda reconheceu que as estruturas existentes ainda são insuficientes, tendo em conta a densidade populacional, razão pela qual as autoridades vão construir mais escolas, centros médicos e postos de saúde, com vista a aumentar os serviços na região.
A construção destas novas infra-estruturas económicas sociais vai incidir mais nas localidades de maior densidade populacional, para que se faça um melhor aproveitamento das mesmas.
O administrador municipal assegurou que a assistência médica e medicamentosa está totalmente garantida às pessoas que acorrem às instituições de saúde.
Apesar destes avanços, Daniel Mucanda lamentou o facto de ainda existirem algumas localidades do município sem posto médico nem escolas primárias.
O mau estado das vias de acesso às comunas também dificulta a vida da população, mas o administrador garantiu que estão a ser feitos todos os esforços para resolver a situação.
Outros projectos económicos esociais podem surgir paulatinamente, mas para tal o administrador pede a colaboração dos munícipes, principalmente na preservação das estruturas já erguidas.
O município do Chitembo é constituído pelas comunas de Cachingues, Mumbué, Malengue, Soma Cuanza e Mutumbo, e possui várias locais turísticos, que também necessitam de investimentos privados. A nascente do Rio Cuanza, localizada na comuna do Mumbué, tem recebido a visita de centenas de turistas e, por isso, o administrador considera indispensável melhorar as infra-estruturas daquela zona, para melhor acomodação dos forasteiros.

Tempo

Multimédia