Províncias

Pensionistas no Andulo actualizam os processos

José Chaves | Andulo

Ao todo, 377 pensionistas do município do Andulo fizeram, desde Agosto, a prova de vida junto dos serviços do Instituto de Segurança Social (INSS) do Bié.

Victor Gambakassi já recebeu o seu cartão
Fotografia: José Chaves| Andulo

Ao todo, 377 pensionistas do município do Andulo fizeram, desde Agosto, a prova de vida junto dos serviços do Instituto de Segurança Social (INSS) do Bié.
O INSS pretende abranger todas as empresas não inscritas, trabalhadores por conta própria e entidade eclesiásticas. Os que não fizerem prova de vida sujeitam-se a perder a pensão. O posto dos serviços de atendimento ao público do INSS no Andulo funciona com três técnicos treinados e detentores de equipamentos electrónicos modernos. Para a realização da prova de vida e actualização do cadastro, os pensionistas devem apresentar o respectivo cartão de pensionista e o Bilhete de Identidade.
O posto dos serviços de atendimento ao público do INSS está também a realizar a prova de vida dos pensionistas do vizinho município da Nharea.
Os pensionistas que já realizaram a prova de vida estão satisfeitos com a sua inscrição.
Victor Gambakassi, 67 anos, ex -funcionário da Educação, disse ao Jornal de Angola que já fez a prova de vida junto do posto de inscrição do INSS e que também já recebeu o respectivo cartão. “Fazer a prova de vida é para continuar a garantir a minha protecção e obviamente da minha família”, afirmou Gambkassi.Cardoso Angolares Chicapa, 81 anos, antigo funcionário da Saúde, disse estar satisfeito com a realização da prova de vida, pois, acrescentou, “vou continuar a receber a minha pensão”.
Isaac José, ex-funcionário das Obras Públicas e Urbanismo, aconselha os outros pensionistas a fazerem a prova de vida para estarem protegidos e continuarem a receber a pensão. O Andulo é o primeiro município do Bié a beneficiar de um posto de atendimento ao público do INSS, para a realização da prova de manutenção do direito à pensão e actualização do respectivo cadastro. Os serviços provinciais do Instituto de Segurança Social do Bié vão abrir nos próximos dias postos de atendimento nos diferentes municípios.


Jovens são informados das políticas sociais


Mais de 1.800 jovens do Andulo de organizações políticas e religiosas tomaram conhecimento, na quarta-feira, do grau de execução física e financeira dos programas em curso no município.
Os programas municipais integrados de desenvolvimento rural e combate à pobreza, o processo de registo eleitoral, o crédito agrícola de campanha, a situação social e delituosa e abastecimento de água e energia às populações estiveram em debate. A administradora municipal do Andulo, Maria Lúcia Chicapa, pediu aos jovens para dominarem a história do país e serem vigilantes, de modo a desencorajarem manifestações desregradas, assumindo um comportamento cívico.
Os participantes valorizaram a decisão das autoridades locais e consideraram a reunião um acto de transparência na gestão da coisa pública.

Tempo

Multimédia