Províncias

Pessoas com deficiência com melhor protecção

A direcção provincial do Bié da Assistência e Reinserção Social e parceiros alargaram este ano os programas de protecção e plena integração socioprofissional das 2.502 pessoas com deficiência registadas.

Portadores de deficiência têm recebido vários apoios do Governo e parceiros sociais
Fotografia: Dombele Bernardo |

MATIAS DA COSTA| Cuito
 

A directora em exercício da Assistência e Reinserção Social disse na abertura das comemorações do Dia Internacional do Portador de Deficiência, que terminam em 7 de Dezembro, que os programas baseiam-se no princípio da igualdade e oportunidade social. Entre os programas traçados, afirmou, incluem-se palestras e exemplos de experiências que orientam as pessoas com deficiência a criarem meios para a sua subsistência.
Alda Shapanga referiu emprego e formação profissional como requisitos fundamentais que melhoram as condições sociais das pessoas com deficiência. O Ministério da Assistência e Reinserção Social MINARS continua a distribuir meios de locomoção, equipamentos e recintos onde as pessoas com deficiência podem exercer actividade profissional.
O vice-governador do Bié para o sector político e social, Carlos Ulombe da Silva, disse que o Governo Provincial tem disponível “um vasto programa” dedicado “à pessoa confrontada com redução física, intelectual ou sensorial”. Por outro lado, o  Programa Alargado de Vacinação no município do Chitembo, 150 quilómetros a sul da cidade do Cuito, permitiu vacinar  19.166 crianças até aos 5 anos. O chefe da secção da saúde pública, Joaquim Agostinho Nganja, informou que as crianças foram vacinadas contra a poliomielite, tendo ainda beneficiado da vitamina A, com vista à prevenção da cegueira.
A primeira fase da campanha de vacinação enfrentou alguns problemas, dada a degradação de algumas estradas que têm pontes destruídas. Joaquim Agostinho Nganja confirmou existirem ainda em stock vacinas suficientes, uma vez terem recebido do sector provincial da saúde 22.500 doses.

Tempo

Multimédia