Províncias

Plantadas milhares de árvores até ao final do ano em Nharea

José Chaves | Nharea

Mais de 1.500 árvores são plantadas até ao final deste ano no município de Nharea, na província do Bié, pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF),  disse ontem, ao Jornal de Angola, Adelino Jamba, técnico da Repartição Municipal da Agricultura.

Acção visa a redução do efeito estufa
Fotografia: Jaimagem

Segundo Adelino Jamba, as plantações são feitas em colaboração com o Instituto de Desenvolvimento Florestal. Constam das espécies, plantas como eucaliptos, cedros e acácias.
Adelino Jamba acrescentou que o processo de plantação é feito de acordo com as especificidades de cada zona. O técnico da Repartição Municipal da Agricultura disse que vão ser plantadas em vários pontos de Nharea diversas espécies de árvores de fácil adaptação às condições climáticas da zona.
O técnico da Repartição da Agricultura informou que são realizadas acções de acompanhamento da evolução das plantações, numa altura em que a instituição dispõe de um viveiro projectado para produzir mudas. O responsável disse que o objectivo da plantação de árvores é contribuir para a redução do efeito estufa e melhorar a qualidade do meio ambiente. A população continua a ser sensibilizada no sentido de evitar o abate indiscriminado de árvores.
Adelino Jamba aconselha a população da região a participar nas campanhas de plantação de árvores e a evitar o seu abate indiscriminado,  bem como as queimadas em áreas protegidas da província do Bié.
 “A população deve estar sensibilizada e mobilizada a participar na plantação de árvores, uma vez que este gesto fortalece as antigas florestas e favorece o surgimento de novas áreas arborizadas”, disse.

Tempo

Multimédia