Províncias

População beneficia de consultas gratuitas

Matias da Costa | Cuito

A população do Bié e das províncias circunvizinhas, com problemas de hérnia inguinal e hidrocefalia, beneficiam nos próximos dias de consultas, cirurgias e medicamentos gratuitos, numa campanha desenvolvida pela Associação dos Médicos Angolanos Voluntários.

Fotografia: Angop

Belo Costa, médico cirurgião e coordenador da associação, disse que a prospecção feita na província indica que o Hospital Missionário do Vouga, no município do Cunhinga, tem estrutura e equipamentos de referência para organização e procedimentos cirúrgicos.
O médico cirurgião refere ainda que aquele hospital missionário oferece condições para que a associação possa realizar uma actividade alargada, não só para os residentes no Bié como também para pacientes de províncias vizinhas. Sem apontar a cifra de cirurgias a atingir, Belo Costa disse que a Associação de Médicos Voluntários é composta por 35 profissionais. “Acreditamos que, até finais de Outubro, a Associação terá as condições criadas para o arranque do processo de cirurgias”.
O médico cirurgião manifestou, igualmente, a pretensão da associação de médicos apoiar o novo Hospital Provincial do Bié, que se debate com grandes problemas de falta de quadros.

Tempo

Multimédia