Províncias

População da vila do Sande volta a ter energia eléctrica

Matias da Costa/ Catabola

A comuna do Sande, município de Catabola, província do Bié, voltou a ter energia eléctrica, com a instalação no sábado de um grupo gerador com capacidade de 65 kva, depois de uma avaria registada há cinco anos na fonte alternativa da localidade.

Município de Catabola tem mais um grupo gerador com capacidade de 65 Kva
Fotografia: Rafael Tati | Edições Novembro

O grupo gerador foi instalado no âmbito do Projecto de Recuperação dos Bens Públicos nos Municípios em curso na província. Por esta via, a comuna vai beneficiar de uma rede de iluminação pública com 72 postes e 50 ligações domiciliares, que segundo as autoridades locais vai abranger 45 por cento dos habitantes.
O administrador municipal de Catabola, Moisés Cachipaco, garantiu que está a ser recuperado o grupo gerador  com capacidade de 75 Kva que servia a localidade.
“Com a entrada em funcionamento de mais um grupo gerador, todos os bairros da sede da comuna estarão iluminados. Portanto, vamos solucionar gradualmente o problema em Sande”, assegurou. />Por seu lado, o regedor da comuna, Bendrão Londaca, enalteceu a iniciativa das autoridades municipais, ao mesmo tempo que apelou para a recuperação das infra-estruturas degradadas.
“Com a reposição da rede eléctrica  pública, a população de Sande voltará  a viver momentos confortáveis”, disse o regedor Bendrão Londaca.
Enquanto Sande esteve sem energia, na maternidade da comuna os partos eram feitos à luz de velas, lanternas e telemóveis. “Agora respiramos de alívio, porque antes as parturientes que vinha ter o bebé no período da noite corriam muitos riscos”, disse a parteira Lourdes Cayeye.

Tempo

Multimédia