Províncias

População já consome água potável

O novo sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável na comuna do Cunje, Bié, começa este mês a funcionar em pleno, para reforçar o fornecimento, informou o administrador local adjunto.

Fotografia: Jornal de Angola

Jaime Isidro sublinhou que a instação do novo sistema de distribuição de água funciona desde o final do mês de Abril, mas de formal experimental. Neste momento, estão concluídas 2.094 ligações domiciliares, das 2.311 previstas.
“A população está feliz por mais este esfoço do Governo Provincial do Bié que tudo tem feito para que os habitantes desta localidade deixem de beber água imprópria para o consumo humano”, disse. O novo sistema vai ter capacidade para bombear cem metros cúbicos de água por hora à vila do Cunje e deve beneficiar 43 mil pessoas.
O administrador disse que o projecto, que permitiu colocar 31 chafarizes, foi desenvolvido no âmbito do Programa “Água Para Todos” e financiado pelo Banco Mundial.
O sistema é assegurado por um tanque de armazenamento de dez mil litros, moto-bombas, grupo gerador para o fornecimento de energia eléctrica e outros acessórios destinados a bombear a água.

Tempo

Multimédia