Províncias

População vai consumir mais luz

Maria Candeia |

O sector da Energia e Água considera positivas as acções incluídas nos programas concebidos pelo governo durante o ano de 2009 que visam melhorar as condições sócio – económicas das populações, segundo informou a directora provincial da instituição, Anabela Caiovo Ngunga.

O sector da Energia e Água considera positivas as acções incluídas nos programas concebidos pelo governo durante o ano de 2009 que visam melhorar as condições sócio – económicas das populações, segundo informou a directora provincial da instituição, Anabela Caiovo Ngunga.
A responsável do sector disse que, durante o ano prestes a terminar, foram concluídos os sistemas de abastecimento de água potável às sedes comunas do Trumba,  no município do Kuito, e da Gamba, na Nharea, bem como o da sede municipal do Kuemba.
Destacou que foram ainda concluídos os sistemas de abastecimento de energia eléctrica das comunas de Chipeta e Sande, no município de Katabola numa acção combinada entre os recursos de gestão municipal e o programa de investimentos públicos.
Foram intervencionados alguns dos sistemas, tanto de abastecimento de energia eléctrica como de água, o que possibilitou a manutenção dos mesmos numa percentagem de oitenta por cento.
Segundo Anabela Ngunga, estão adjudicadas obras para ampliação dos sistemas eléctricos dos municípios do Chitembo, Kunhinga, Kuemba e Nahrea.
No âmbito do Programa “Água para todos”, foram concluídos cinco sistemas nas áreas do Kuquema, no Kuito, nas comunas do Kangoti “Chinguar”, Kuanza, em Kamacupa, e Luando, no município do Kuemba, bem como a construção de 42 sistemas de captação de águas subterrâneas.
A iluminação pública da cidade do Kuito conheceu constrangimentos no seu funcionamento fruto de sucessivas avarias do sistema devidas ao estado obsoleto em que se encontra a rede de distribuição. Assim, está projectada a resolução deste problema num futuro próximo.
Durante o ano de 2009, no quadro dos programas co-financiados pela União Europeia através do UNICEF, foram concluídos 22 sistemas de captação de águas subterrâneas que beneficiaram as populações das comunas da Chicala e Kunje, no município do Kuito, estando a beneficiar 300 mil habitantes das referidas áreas.
Para o próximo ano, o sector vai empenhar-se na formação e actualização dos técnicos e gestores administrativos, no reforço de mobilização e fiscalização, em colaboração com os agentes sociais.
Realizar uma simbiose com os sectores da saúde, administrações locais, assistência e reinserção social e educação para dar prioridades ao abastecimento de água e energia às populações mais carenciadas são, entre outras, as tarefas que o sector projecta para o próximo ano.

Tempo

Multimédia