Províncias

Postos de saúde são construídos em zonas rurais

José Chaves | Nharea

A administradora da Nhârea, Maria Lúcia Chicapa, disse ontem ao Jornal de Angola, que seis novos postos de saúde são erguidos, até ao final deste ano, em povoações e embalas no município.

Os postos vão ser construídos em zonas rurais, designadamente nas povoações de Camera, embala Jamba, Chimbuio, Lonjonjo, Maria Tereza e Cangolongolo.
As novas unidades vão dispor de serviços de medicina, pediatria, banco de urgência, puericultura, obstetrícia, consultas pré-natais e pós-partos, área comunitária para atendimento à mulher, entre outros.

Fármacos garantidos

Maria Lúcia Chicapa anunciou, igualmente, que está em fase de conclusão o centro de saúde da comuna da Gamba, com capacidade para 30 camas.
Os referidos postos vão poder atender mais de 50 pacientes por dia e o abastecimento de fármacos está garantido, através do programa de medicamentos essenciais do Ministério da Saúde.
O paludismo, febre tifóide, doenças diarreicas e respiratórias agudas, de transmissão sexual e reumáticas são frequentemente diagnosticadas nas instituições sanitárias do município de Nhârea.

Tempo

Multimédia