Províncias

Povoação da Jamba aumenta os serviços

José Chaves | Nharêa

A embala Jamba, que dista a 12 quilómetros da sede do município de Nharêa, na província do Bié, conta agora com novos projectos destinados à melhoria das condições sociais da população, inaugurados domingo pelo governador provincial Boavida Neto.

Construídas no âmbito dos Projectos de Intervenção Municipal e de Combate à Pobreza, as infra-estruturas permitem aumentar os serviços a nível dos sectores da Educação, Saúde e Habitação.
A população da sede municipal da Nharêa passa a contar com uma escola primária de quatro salas, um posto de saúde com capacidade para 11 camas e quatro casas para funcionários públicos, entre professores e enfermeiros.
Boavida Neto referiu que as autoridades estão apostadas na realização de programas que visam reduzir os problemas sociais das populações, através da construção e reabilitação de infra-estruturas, com grande atenção aos projectos ligados à criança, jovens e mulheres.
O Governo Provincial, salientou, pretende que nos próximos tempos todas as localidades possam dispor de escolas e unidades sanitárias suficientes, para que nenhuma criança fique sem estudar e com falta de assistência médica e medicamentosa.
Boavida Neto assegurou ainda a continuidade das obras de construção de hospitais, centros e postos de saúde, escolas e de outras infra-estruturas, assim como as acções de formação e o reforço dos recursos humanos. O ancião Bartolomeu Chamohongo, que reside há mais de 55 anos na localidade, disse que, com a implementação dos referidos serviços, os habitantes deixam de ir à procura de escolas e de atendimento sanitário na vila da Nharêa.

Tempo

Multimédia