Províncias

Produção integrada na Trumba ganha agora um novo impulso

MATIAS DA COSTA | Cuito

A produção agrícola a nível da localidade do Trumba, município do Cuito, pode conhecer um novo incremento a partir de agora, depois de um grupo de camponeses beneficiar de 81 cabeças de gado bovino, numa iniciativa da organização checa “People in Need”.

O gestor do projecto da People in Need, Dário Lucantony, explicou que a acção da organização da República Checa para com aquela população da província do Bié visa alargar a produtividade agrícola na região.
Dário Lucantony disse que a intenção da organização é superar a prática da agricultura feita à base de enxadas e passar-se para a mecanizada ou de tracção animal, no sentido de tornar a produção da terra mais rentável.
O gestor afirma que a People in Need vai continuar a movimentar o gado bovino e a trabalhar na sua reprodução, com o intuito de tornar a província produtiva, assim como melhorar a qualidade de vida da família camponesa, traduzida na produção agrícola exponencial.
Neste sentido, o responsável da organização referiu que está agendada, para final do mês de Julho, a entrega de mais 30 cabeças de gado bovino na localidade do Trumba.
No âmbito do projecto, o gestor revelou que foram distribuídas 28 toneladas de sementes diversas, com destaque para soja, ginguba, feijão e amendoim. Os bens beneficiaram perto de duas mil famílias, de 2016 até à presente data.
Dário Lucantony avançou que a aposta da organização está centrada na agricultura e na nutrição integrada, com uma produção em grande escala de leguminosas.
Num outro momento, o gestor do projecto agrícola salientou que a People in Need desenvolve nas aldeias um ciclo de formação que visa a implementação de um melhor sistema de irrigação, para aumentar as áreas de produção de hortícolas.A People in Need está implementada em Angola há dez anos e, no Bié, tem acções em 25 aldeias, com intervenção nos sectores da Educação e da Saúde.

Tempo

Multimédia