Províncias

Produtos da região na merenda escolar

José Chaves | Andulo

A Administração Municipal do Andulo está a incentivar a distribuição de merenda escolar em diferentes escolas com produtos da região.

A administradora Natália Catumbela disse que a introdução dos produtos locais na ementa da merenda escolar vai permitir mais rendimentos às famílias e produtores locais.
Esta medida passa pela utilização racional dos produtos locais, como o leite, os cereais e as frutas, a necessidade de adoptar métodos de planificação integrada, com maior enfoque no meio rural, para minimizar as grandes assimetrias existentes entre os meios rurais e urbanos.
“Os programas integrados devem ter uma visão ampla dos municípios e da dimensão económica, social, cultural, política, institucional e ambiental”, disse a administradora, acrescentando que o projecto de distribuição de merenda escolar está a contribuir de forma positiva para o aproveitamento escolar e para o decréscimo do índice de desistência e abandono das aulas.
A merenda é constituída por papa de soja, abacate e banana, sumo de limão e de laranja. Mais de 13 mil crianças do ensino primário das zonas rurais do Andulo estão a beneficiar da merenda escolar.
O Programa de Merenda Escolar abrangeu 32 escolas da zona rural, das 200 existentes no município do Andulo. Segundo a administradora, no município do Andulo estão a ser reabilitadas e construídas  escolas, para inserir mais crianças no sistema de ensino.

Tempo

Multimédia