Províncias

Professores dos municípios participam numa formação

Sérgio V. Dias | Cuito

Professores dos municípios do Bié participam, na cidade do Cuito, a partir de hoje e até ao dia 19, de uma  formação, no âmbito do Projecto Aprendizagem para Todos (PAT), que está a ser desenvolvido pelo Ministério da Educação.

Projecto Aprendizagem para Todos vai formar milhares de docentes a nível do país
Fotografia: Sérgio Dias | Edições Novembro | Cuito

O projecto é financiamento pelo Banco Mundial e vai formar 15 mil professores a nível do pais das zonas de influência pedagógica sobre matérias ligadas a Língua Portuguesa e Matemática.
Além da melhoria do conhecimento e competência dos professores, o Projecto Aprendizagem para Todos visa também dar suporte ao processo de gestão das escolas e um sistema contínuo de avaliação dos alunos.
Os formadores   são professores seleccionados nos municípios e distritos das 18 províncias do país que, em Janeiro último, beneficiaram também de uma acção de capacitação, ministrada por técnicos das Escolas do Magistério. O director provincial da Educação, Ciência e Tecnologia do Bié, Basílio Caetano, disse que o sector tem desenvolvido um árdua trabalho com vista a se atingir um ensino de qualidade, dentro da lei e do Plano de acção de 2012/2017
Basílio Caetano esclareceu que na sequência dos esforços empreendido pelo Governo do Bié foi possível o aumento de 145 escolas nos últimos cinco anos, elevando de 1.314 para 1.474. Informou que deste modo, a província passou a contar com 1.280 salas de aula.
Das 145 escolas construídas no período em referência, 37 foram erguidas no Cuito, 26 no Andulo, dezanove no Chitembo, catorze em Camacupa, doze em Nharea, onze em Catabola, igual número no Cunhinga. O município do Cuemba beneficiou de nove e  Chinguar duas.

Tempo

Multimédia