Províncias

Professores em seminário

Delfina Victorino | Cuito

Professores da escola secundária do II nível  Rei Ndunduma Puniv, na cidade do Cuito,  província do Bié, participam, desde segunda-feira e até sexta, num seminário sobre metodologia.

Excesso de alunos nas turmas pode comprometer o processo de ensino e aprendizagem
Fotografia: Eduardo Pedro

Durante a formação, estão a ser abordados, entre outros temas, a psicologia da aprendizagem e o desenvolvimento curricular. Os professores questionaram a presença de alunos no ensino secundário que apresentam elevados problemas na escrita, tendo em conta o sistema educativo. Também foi levantada a questão do excesso de alunos nas turmas e do fraco empenho destes nas aulas. 
A formadora Analdeth Vissoca disse ao Jornal de Angola que é necessário os professores manterem um relacionamento saudável com os alunos, para se obterem bons resultados.
O processo de interacção entre professores e alunos, referiu, é um dos métodos mais fáceis para a aquisição de resultados qualitativos no sistema de educativo
No campo sociológico, explicou que os professores devem aplicar métodos pedagógicos diversos, que cativem mais o aluno para a percepção dos conteúdos.
Em relação à psicologia da aprendizagem, Analdeth  VIssoca esclareceu que é preciso ter em conta o nível de entendimento do conteúdo dos alunos, além de se prestar mais  atenção àqueles que possuem capacidade reduzida de assimilação dos conteúdos.
Mais de 50 professores que leccionam em três períodos estão a participar no seminário.

Tempo

Multimédia