Províncias

Programas para jovens são para continuar

Sérgio V. Dias e Elsa Dias | Cuito

O novo director da Juventude e Desportos do Bié, Jacinto dos Santos José, assegurou, na cidade do Cuito, que o governo vai continuar a apostar nos programas ligados ao desenvolvimento da camada jovem, principalmente no empreendedorismo.

 

 

Programas concebidos pelo Executivo retiraram das ruas das cidades da província vários jovens desempregados
Fotografia: Edson Fabrizio

A par deste, Jacinto dos Santos José destacou os programas “Angola Jovem” e o Balcão Único do Empreendedor (BUE), como outras acções que o Ministério de tutela tem levado a cabo para a melhoria de vida dos jovens.
Com a implementação destes programas, o responsável salientou que muitos jovens conseguiram criar os seus próprios negócios e abrir oportunidades de emprego para outras centenas.
Quanto às novas políticas implementadas para o aumento de empregos no seio da juventude, o director provincial disse que muitos programas ainda não atingiram, na plenitude, os seus propósitos, mas esforços vão continuar para a total materialização.
Jacinto José salientou que, neste momento, as avaliações apontam que os programas acima referidos retiraram das ruas das cidades da província vários jovens desempregados, assim como contribuíram para salvar muitos outros das drogas, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, da delinquência e da prostituição.
O novo director, empossado a 2 de Julho, em substituição de Anastácio Sambowe, que passou para a Direcção dos Registos do Bié, apontou ainda grandes desafios para reavivar o desporto na região. Jacinto José considerou importante a revitalização das diferentes modalidades na região, trabalhando, para isso, com as associações juvenis, visando igualmente a união da família desportiva actualmente desavinda.
O director provincial garantiu também que vai apostar na reactivação dos grandes festivais de ginástica a nível da província, pelo facto de o Bié apresentar um grande potencial nesta disciplina.
O responsável da Juventude e Desportos do Bié referiu ainda a realização, pela primeira vez na região, do plano de massificação desportiva de rua, que arranca neste segundo semestre do ano.
Dado o facto do desporto se traduzir num sector de massas, arrastando, na sua maioria, jovens de diferentes estratos sociais, defendeu o reforço das estratégias específicas para esta área, uma vez que a prática também retira do desemprego muita gente.

Conselho da juventude

O Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) está a realizar, desde ontem até hoje, no sector do Quéssua, cerca de sete quilómetros da sede capital de Malanje, o quinto conselho superior da juventude.
No encontro, estão a ser abordadas questões ligadas à habitação, sistema de formação profissional para 2014/16, combate à fome e à pobreza, desenvolvimento da agricultura comercial e de micro créditos e apoio às pequenas e médias empresas para os jovens.  Sob o lema “Juventude, o futuro está nas nossas mãos”, o encontro marca o relançamento do projecto “Crédito Jovem”, paralisado há já algum tempo, e a apresentação do projecto “Fazenda Jovem”, destinado à concessão de créditos e meios agrícolas, que conta com o financiamento do Banco de Poupança e Crédito (BPC).
No encontro participam membros do conselho de direcção do Ministério, vice-governadores para o sector social e directores provinciais dos Desportos das 18 províncias, secretários dos conselhos provinciais da juventude, líderes juvenis e representantes de outros ministérios.

Tempo

Multimédia