Províncias

Projecto "Terra do Futuro" é desenvolvido na província

José Chaves | Nharea

O projecto agrícola “Terra do Futuro”, desenvolvido no município de Nharea, na província do Bié, permitiu reabilitar os 65 quilómetros da estrada que liga a sede municipal de Nharea à comuna do Dando, anunciou o seu director.

Reabilitados quilómetros de estradas para permitir a livre circulação de pessoas e bens
Fotografia: Jornal de Angola


Edgar Roberto disse tratar-se de um grande projecto a ser desenvolvido na comuna do Dando, município da Nharea, numa área de cinco mil hectares, e que conta com o financiamento do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
Para permitir que o projecto atinja os seus objectivos, está em curso a reabilitação de uma via de 85 quilómetros de extensão, a requalificação de pontes de acesso e a preparação de 24 hectares para a instalação de vários serviços de apoio ao projecto. 
Os trabalhos de terraplanagem do troço Nharea-Dando já estão concluidos, restando apenas 25 quilómetros. O “Terra do Futuro” tem como finalidade a incubação de fazendas agrícolas e é gerido por jovens angolanos, candidatos a empreendedores agro-industriais.
Numa primeira fase, vão ser instaladas 60 fazendas com 250 hectares cada, na comuna do Dando, a 80 quilómetros da sede municipal de Nharea.
O projecto vai permitir que cada fazenda esteja sob responsabilidade de um jovem angolano com idade até 35 anos e o nível médio ou superior em agronomia.
Actualmente, estão já pré-seleccionados 15 candidatos, dos 45 previstos para o arranque do projecto, depois de terem passado por um exigente critério de avaliação.
À semelhança do que acontece no Kwanza-Sul, onde mais de 20 jovens fazendeiros receberam casas, carros, terras, tractores e alfaias agrícolas, os jovens do Bié, alguns dos quais estudantes do Instituto Médio Agrário do Andulo, também vão ser fixados no campo.

Tempo

Multimédia