Províncias

Quilómetros de novas zonas livres de minas na província

Afonso Belo | Cuito

O coordenador provincial do processo de desminagem disse, ontem, no Cuito, que foram limpos 16.217.834 metros quadrados no Bié.
“Com o alcance da paz, em 2002, iniciou-se o processo de desminagem, como ponto de partida para a construção e reconstrução da província”, afirmou Adolfo Andrade

O coordenador provincial do processo de desminagem disse, ontem, no Cuito, que foram limpos 16.217.834 metros quadrados no Bié.
“Com o alcance da paz, em 2002, iniciou-se o processo de desminagem, como ponto de partida para a construção e reconstrução da província”, afirmou Adolfo Andrade.
Desde o início do processo, acrescentou, foram desactivadas sete mil minas anti-pessoal e duas mil anti-tanque e removidos 39 mil engenhos explosivos não detonados.
Ao todo, foram desminados, em toda a província, 286 mil quilómetros de estrada, 67 quilómetros de linha de alta tensão, 584 quilómetros de linha de fibra óptica e 231 quilómetros do Caminho-de-Ferro de Benguela.
Áreas para o desenvolvimento da agricultura estão a ser ampliadas e limpas outras para a execução de acções de carácter social, industrial e habitacional.
Adolfo Andrade disse que a população tem colaborado na identificação de campos minados. No Bié trabalham para o processo de desminagem sapadores do Instituto Nacional de Desminagem, da Hello Truste e das Forças Armadas Angolanas.

Tempo

Multimédia