Províncias

Reabilitação de barragens reforça distribuição de luz

João Constantino| Cuito

A população dos municípios de Camacupa, Cuemba e Catabola vão beneficiar de mais energia eléctrica nos próximos tempos, com a recuperação das barragens do Cuemba e Camacupa, que irão produzir oito mega watts.

Municípios da província do Bié vão estar mais iluminados nos próximos tempos
Fotografia: José Soares

A população dos municípios de Camacupa, Cuemba e Catabola vão beneficiar de mais energia eléctrica nos próximos tempos, com a recuperação das barragens do Cuemba e Camacupa, que irão produzir oito mega watts. A reabilitação das duas infra-estruturas está orçada em 14 milhões de dólares e deve estar concluída até 2013.
O director provincial de Energia e Águas no Bié, Abel Guerra Paulo, assegurou, no Cuito, que a referida verba já foi aprovada pelo Conselho de Ministros e aguarda-se somente o resultado do concurso público para que as obras comecem.
“O Ministério da Energia e Águas já lançou o concurso público para a reabilitação dessas duas barragens. Estamos à espera que se efectue a sua implementação. A barragem de Camacupa, chamada de Cunje 1, consta deste projecto e vai produzir energia para o município e seus arredores”, disse.
O projecto de reconstrução das barragens engloba linhas de transporte, com rede de média e baixa tenção. “Para a barragem de Camacupa, o projecto também já está inscrito e estamos à espera que os trabalhos iniciem. Esta barragem vai fornecer energia à sede do município de Camacupa e de Catabola”, afirmou  o responsável.

Tempo

Multimédia