Províncias

Reforçada a assistência sanitária no município

Matias da Costa | Cuito

Os serviços de assistência hospitalar à população do município de Chitembo, no Bié, vão ser reforçados, nos próximos três meses, com a chegada de seis novos médicos russos.

Chegada de mais médicos vai ajudar ao tratamento de várias endemias no município
Fotografia: Jornal de Angola

O responsável da repartição municipal da Saúde, Bastos David, disse que os médicos são especialistas nas áreas de medicina geral, cirurgia, pediatria, obstetrícia e ginecologia.
Bastos David disse que a conclusão do bloco operatório, prevista para breve, e a chegada de novos médicos vai contribuir significativamente para que a população do Chitembo ultrapasse as dificuldades enfrentadas no domínio da assistência sanitária.O Programa de Serviço Municipalizado de Saúde, disse, possibilitou a melhor identificação do perfil epidemiológico da região e a extensão da rede sanitária da localidade. />O município do Chitembo tem, neste momento, 16 unidades sanitárias. Embora a municipalidade continue a registar algumas dificuldades, “muita coisa mudou a nível com a construção de infra-estruturas sanitárias e, consequentemente, na prestação de serviço”, disse.
Para melhorar cada vez mais os serviços e o atendimento à população, Bastos David propôs o aumento do corpo clínico.
O município do Chitembo, que tem uma população calculada em cem mil habitantes e ocupa um território de 19.385 quilómetros quadrados, conta apenas com um médico, especializado em medicina geral.

Tempo

Multimédia