Províncias

Reforço no combate à tuberculose no Bié

O hospital missionário do Vouga, no município de Cunhinga, Bié, vai ter, ainda este ano, um novo laboratório para testes de tuberculose. A informação foi prestada ontem, numa entrevista à Angop, na cidade do Cuíto, pelo supervisor do programa de luta contra a tuberculose Isaías José Lemos.

O laboratório, já montado, foi adquirido no âmbito do Programa de Investimentos Públicos, e visa a melhoria da assistência médica e medicamentosa à população. Isaías José Lemos confirmou que o laboratório de tuberculose aguarda apenas pela sua inauguração.
O hospital missionário do Vouga, com 118 camas, completamente reabilitado e apetrechado com meios modernos de diagnóstico e de tratamento, foi inaugurado em Janeiro deste ano.
Oferece serviços de medicina, cirurgia, ortopedia, banco de urgência, laboratório para análises clínicas, puericultura, estomatologia, Raios X, hemoterapia e consultas externas.
As obras de reabilitação consistiram na revisão da cobertura, aplicação de novas portas, janelas e tecto falso, execução de nova rede de água potável, esgotos e energia eléctrica. O hospital missionário do Vouga foi construído em 1954 a mando do então padre Manuel Garcia. Na altura possuía uma capacidade para 300 camas e atendia doentes oriundos de todo o país.
O abandono do tratamento por parte dos doentes é um dos factores que contribui para o agravamento da situação.
Em muitos casos, constata-se também que os próprios familiares deixam os seus entes entregues exclusivamente às unidades sanitárias.

Tempo

Multimédia