Províncias

Requalificação em marcha no Cuito

Delfina Victorino | Cuito

A construção de parques infantis e a aplicação de jardins em todas as rotundas do Cuito, província do Bié, são alguns dos serviços executados actualmente no município, no âmbito da requalificação da cidade, avançou o seu administrador municipal.

Avis Agostinho Vieira salientou que a requalificação em curso visa dar uma nova imagem àquela parcela da região.
O administrador municipal do Cuito esclareceu que a colocação de quebra molas nas estradas principais da capital biena visa evitar acidentes, cujo número tem aumentado nos últimos tempos. O responsável disse ainda que após a aplicação das zonas verdes estão a ser projectadas as formas ideais para a preservação dos locais a serem construídos.
Quanto à expansão dos serviços de água, o administrador realçou que há um programa de ampliação da rede de distribuição que está a ser implementado em alguns bairros periféricos da cidade do Cuito.
Disse haver ainda uma intervenção para aumentar a capacidade de produção e de distribuição de água, a partir do actual centro de captação do produto.
Salientou que, neste momento, a actual unidade de captação de água beneficia a maior parte dos habitantes da zona periférica. Mas, face a demanda populacional, a distribuição tem sido feita de forma racionada. Avis Agostinho Vieira referiu que existe um programa, a médio prazo, de construção de uma nova estação de captação de água, a partir do rio Cuquema, com o objectivo de resolver definitivamente a carência que as populações vivem.
Em relação à distribuição das casas da nova centralidade,  que se ergue no Cuito, frisou que as mesmas ainda não estão entregues aos seus futuros habitantes, devido à falta de abastecimento de água.
“Enquanto a construção da nova captação não for concluída, a centralidade será abastecida por um sistema alternativo, para facilitar a integração rápida dos primeiros moradores deste projecto”, assegurou.

Tempo

Multimédia