Províncias

Sector social na Nharêa nas prioridades do PIIM

José Chaves | Nharêa

O Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), lançado recentemente pelo Executivo, prevê no município da Nharêa, província do Bié, a concretização de dez projectos de vários sectores, anunciou a administradora municipal, durante a reunião do Conselho Municipal de Auscultação.

Vão ser reabilitadas e construídas escolas e postos médicos
Fotografia: Edições Novembro

Maria Lúcia Chicapa disse que o PIIM vai dar prioridade à construção de duas escolas de 12 salas cada, reabilitação e terraplanagem de vias de comunicação, num percurso de 104 quilómetros da sede municipal às comunas de Caieie e Dando.

O programa prevê ainda a construção de um centro de saúde, com capacidade para 30 camas, construção de uma escola primária de sete salas de aula, na povoação de Catacala, a reabilitação e ampliação do Hospital Municipal, construção de uma quadra desportiva, assim como a construção de uma escola de 12 salas de aula na comuna da Lubia e saneamento básico e gestão de resíduos sólidos do município da Nharêa.
Maria Lúcia Chicapa esclareceu aos membros do Conselho Municipal de Auscultação que o PIIM, para a Nharêa, tem um orçamento estimado em mais de um bilhão e seiscentos e setenta e três milhões de kwanzas.
O município da Nharêa carece de várias infra-estruturas sociais. No centro da urbe existem ainda várias residências de construção precária (adobe).
Os programas, projectos e acções inscritos no PIIM incidem, fundamentalmente, sobre os sectores da saúde, construção e obras públicas, urbanismo, energia e águas, segurança e ordem pública, saneamento básico e infra-estruturas administrativas, bem como intervenção nas vias de comunicação.

Tempo

Multimédia