Províncias

Sede do município com mais água potável

Xavier Candumbo | Chitembo

Habitantes da sede municipal de Chitembo, 150 quilómetros a Sul do Cuito, capital da província do Bié, contam com mais água potável, com a entrada em funcionamento de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição.

Água já jorra nas torneiras e a população manifesta satisfação
Fotografia: Eduardo Pedro | Edições Novembro

O empreendimento, inaugurado ontem pelo governador Boavida Neto, foi erguido no âmbito do programa “Água para todos”.
O sistema, com capacidade para bombear dez mil litros de água por hora, comporta ainda um reservatório para 100 mil litros, que beneficia os moradores dos bairros adjacentes, bem como uma centena de casas sociais, erguida na municipalidade.
O funcionamento do novo sistema de abastecimento, segundo fontes do sector de Energia e Águas, vai ser assegurado por uma central térmica, que funciona com um grupo gerador de 45 KVA.
Durante um encontro com a população do Chitembo, o governador provincial, Boavida Neto, explicou que a inauguração desta unidade de distribuição de água potável marca mais uma vez a responsabilidade do governo para com a população.
Boavida Neto realçou, por outro lado, que doravante, com a entrada em funcionamento do novo sistema de abastecimento de água potável, a população deixa de percorrer longas distâncias e/ou recorrer aos rios e cacimbas.
O governante pediu, na ocasião, à população do Chitembo no sentido de continuar a acreditar nos programas do Governo angolano, para que o município se desenvolva.

Tempo

Multimédia