Províncias

Serviços de saúde e parceiros sociais fortalecem sector

Matias da Costa | Cuito

Os serviços sanitárias a nível do Bié conheceram, nos últimos tempos, melhorias consideráveis, com a execução das acções de um convénio entre o Governo provincial e a organização espanhola Medicus Mundi, considerou o vice-governador para a área Política e Social.

Carlos Ulombe da Silva referiu que o acordo com a instituição espanhola visou a promoção    dos cuidados primários de saúde.
O vice-governador para a área Política e Social salientou que o convénio permitiu o fortalecimento do sector social no geral, com a criação de ferramentas que vão sustentar projectos de âmbito sanitário.
Neste âmbito, o vice-governador realçou a primeira formação de parteiras, que especializou 34 mulheres, e o protocolo de atendimento às vítimas de violência doméstica.
O vice-governador disse  que a província conseguiu ganhos, com destaque para a melhoria de indicadores sanitários, aumento de técnicos especializados e a participação comunitária na análise dos problemas de saúde.
A coordenadora do projecto Medicus Mundi no Bié, Neus Peracula, elogiou o desempenho  do Governo Provincial na obtenção de bons resultados na intervenção nas unidades sanitárias.
Neus Peracula afirmou igualmente que em quatro anos de actividades na província a organização   envolveu directamente 249 mil pessoas, dos quais mais de 200 profissionais de saúde.

Tempo

Multimédia