Províncias

Técnicos do Bié em formação

Matias da Costa | Cuito

Um curso de formação sobre prática de identificação, prevenção e tratamento de doenças correntes, para técnicos de saúde da província do Bié, está a decorrer na cidade do Cuito.

O oficial do Programa de Luta contra a Malária e outras Endemias, Israel Maurício, informou que o seminário com a participação de 20 técnicos de cada um dos municípios da província do Bié, é ministrado por diferentes especialistas contratados pela Direcção da Saúde Pública.
Referiu que durante dez dias, os técnicos vão fazer um estudo geral do perfil epidemiológico da região, particularmente sobre os casos de malária, tuberculose, sarampo e o VIH/SIDA, numa altura que considera que o estado sanitário da província é preocupante.
“Portanto, pretendento, com esta acção formativa, inverter o actaul quadro da província.  Acreditamos ser possível sairmos desta situação, desde que haja vontade de todos”, disse.
 Israel Maurício salientou que durante o segundo trimestre deste ano, na província do Bié registaram-se 124.336 casos de malária de que resultaram 4.808 mortes, enquanto o sarampo provocou 18 óbitos, num total de 815 casos detectados.

Tempo

Multimédia