Províncias

''Terra do Futuro'' chegou a Nharêa

João Constantino | Quibala

A partir de Outubro, dez fazendas agrícolas no município de Nharêa, na província do Bié, vão ser distribuídas a igual número de jovens da região, no âmbito do projecto “Terra do Futuro”, um programa centrado na geração de novos empresários, anunciou  o seu director.

Edgar Somacumbi, que deu a informação durante a visita de troca de experiências que o governador Álvaro Boavida Neto efectuou à fazenda Carianga, no município da Quibala, na província do Cuanza Sul, assegurou que neste momento as atenções estão centradas no programa de preparação da terra e na construção de infra-estruturas para a agro-indústria, referindo que todo este processo passa pela construção de uma barragem para a irrigação. Numa primeira fase são criadas unidades de selecção e transformação, para posteriormente dar lugar a um complexo agro-industrial para acrescentar valor aos produtos das fazendas.
Edgar Somacumbi informou que os futuros fazendeiros acabaram de concluir as duas primeiras fases de formação, especialização e de capacitação para a gestão integral das unidades agrícolas. A “Terra do Futuro” prevê empregar mais de mil pessoas, numa superfície de 20 mil hectares de terra arável. O projecto está integrado no programa do Executivo de combate à pobreza e é financiada pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA).
O governador Boavida Neto manifestou-se satisfeito com o nível de desenvolvimento das fazendas que vão ser entregues aos jovens agricultores do município da Nharêa.

Tempo

Multimédia