Províncias

Transporte de bens registou melhorias

João Constantino| Cuemba

A administradora municipal do Cuemba  destacou ontem a importância  dos comboios dos Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB) no transporte de produtos do campo para a cidade do Cuito e para outros mercados do país.


Laurinda Capocolola indicou que com o aumento para quatro das frequências semanais dos comboios, as populações do corredor Leste da província do Bié vêem cada vez mais facilitado o processo de escoamento dos produtos agrícolas.
Neste momento, acrescentou, o comboio passa naquela municipalidade entre segunda e terça-feira, partindo do Cuito em direção ao Moxico, e de sexta-feira a sábado, fazendo o sentido inverso, beneficiando as populações do Cuemba, Camacupa e Catabola.
A administradora do Cuemba sublinhou que o recurso ao comboio vai ser ainda maior com a aproximação das chuvas, época em que a circulação por estrada se torna mais crítica, não obstante algumas obras de reabilitação no  troço Cuito-Catabola-Camacupa-Cuemba, numa extensão de 164 quilómetros.
Laurinda Capocolola referiu que as autoridades estão empenhadas na reconstrução das vias, apostando igualmente na construção de pontes, para garantir uma travessia mais segura pelos principais rios.
“Com o trabalho que está a ser feito, acreditamos que, até 2017, o asfalto vai chegar à sede muncipal do Cuemba”, adiantou Laurinda Capocolola, referindo que as vias rodoviárias de ligação às comunas também carecem de reabilitação.

Tempo

Multimédia