Províncias

Troca de experiências entre administradores

Manuel Tomás | Porto Amboim

Administradores do Andulo, Cuito, Camacupa, Cunhiga e Nharêa, na província do Bié, realizaram um encontro na região piscatória de Porto Amboim, para trocarem experiências em matéria de gestão municipal com os responsáveis locais.

Durante a reunião, os administradores municipais do Bié avaliaram a forma de melhorar a participação dos munícipes na gestão municipal, para dar uma nova dinâmica às administrações das duas províncias.
O coordenador do convénio promovido pela Cruz Vermelha de Angola e de Espanha, Eduardo António, frisou que o objectivo foi o de partilhar exemplos práticos de participação e envolvimento dos munícipes e da sociedade civil, a partir dos conselhos de auscultação e concertação social.
Outro objectivo, explicou, foi o de procurar a colaboração de mais intervenientes, para se introduzirem mudanças positivas, que contribuam eficazmente e de forma sustentada para o desenvolvimento dos municípios. Eduardo António acrescentou que o centro das atenções das autoridades está no Homem, que passa a assumir posteriormente responsabilidades e valências, para corresponder aos grandes desafios do presente e do futuro.
Até agora, já foram feitas quatro acções semelhantes no Andulo (Bié), na Bibala (Namibe) e em Nharêa (Bié), e está prevista uma formação em Outubro e Novembro.
Além dos administradores dos cinco municípios do Bié e da administradora de Porto Amboim, Eddnes Huassuca, participaram na reunião autoridades tradicionais, membros da sociedade civil e técnicos das referidas administrações municipais.
O coordenador da iniciativa salientou que a inclusão de técnicos das administrações visa garantir que o programa de desenvolvimento municipal seja gerido com competência, para que se alcance o verdadeiro desenvolvimento local das municipalidades.

Tempo

Multimédia