Províncias

Unidades sanitárias da região necessitam de mais médicos

José Chaves | | Nharêa

O Hospital Municipal da Nharêa,  na província do Bié,  necessita de pelo menos 12  médicos, disse ontem, ao Jornal de Angola, o director municipal da Saúde, Aclínico Sanjala.

Objectivo é melhorar a assistência médica
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

A unidade hospitalar, acrescentou, tem necessidade de médicos em várias áreas e precisa com urgência de ortopedistas, devido aos acidentes de viação que ocorrem com regularidade na principal via de acesso à circunscrição.
O hospital tem apenas dois médicos, número que Aclínico Sanjala considera insuficiente para responder às necessidades. A falta de médicos deve-se, em grande medida, ao facto de boa parte dos profissionais com formação superior ter terminado o seu vínculo contratual com o Ministério da Saúde.
O director municipal da Saúde revelou que o hospital, com 80 camas, durante o primeiro trimestre do corrente ano, atendeu mais de 10.000 pacientes, sendo a sua maioria com casos de paludismo, anemia, diarreia e acidentes de viação.
Salientou que o hospital, em colaboração com outras organizações, tem levado a cabo campanhas de sensibilização junto das comunidades para a observância das regras de higiene, com vista à redução da malária.
As áreas da medicina, laboratório de análises clínicas,  cirurgia, pediatria, bloco operatório, morgue e RX encontram-se a funcionar regularmente. O director municipal da Saúde referiu que a maternidade,  com 20 camas, tem registado uma frequência regular de parturientes, estando a efectuar diariamente, em média, 12 partos. No primeiro trimestre deste ano, a unidade clínica, que conta com um médico obstetra e seis enfermeiras, registou uma diminuição de casos complicados e de nados mortos, pelo facto de as mulheres grávidas estarem a frequentar regularmente as consultas pré-natal. A área da pediatria tem 25 berços.
Aclínio Sanjala defende a necessidade de alargar-se a capacidade, em termos de equipamentos, de todas as áreas.

Tempo

Multimédia