Províncias

Universidade Eduardo dos Santos vai admitir menos alunos este ano

Marcelino Wambo / Huambo

A Universidade José Eduardo dos Santos, com unidades orgânicas nas províncias do Huambo, Bié e Moxico, tem, para este ano lectivo, dois mil e 145 vagas, contra as 2.597 do ano transacto, informou hoje à imprensa o reitor da instituição, Cristóvão Simões.

 

Centenas de estudantes no Huambo acorrem às instalações da Universidade Eduardo dos Santos para se inscreverem
Fotografia: DR

Segundo o académico, a Faculdade de Ciências Agrária tem 90 vagas, para os cursos de Engenharia Florestal e Agronomia, e a Faculdade de Direito tem 130 lugares. A Faculdade de Economia tem 320 vagas para os períodos regular e pós-laboral.  A Faculdade de Medicina tem 70 vagas e a de Medicina Veterinária beneficiou de 60  para o curso de Veterinária  e 100 lugares  para a Aquicultura.
O Instituto Superior Politécnico (ISP),  que lecciona nove cursos, tem vagas para 120  estudantes nos  cursos de Enfermagem,  Laboratório Clínico, Electro-Medicina, Informática,Electrónica, Telecomunicações, Arquitectura e Engenharia Hidráulica, Mecânica e  Construção Civil.
Cristóvão Simões disse que a Universidade José Eduardo dos Santos  disponibilizou 590 vagas para a província do Moxico, para os estudantes que vão ingressar pela primeira vez. 

Mungo tem mais
salas de aula

Um total  de mil e 334 salas de aula estão disponíveis no município do Mungo, rovíncia do Huambo,para o ano lectivo 2019, para albergarem 46mil alunos em diversos subsistemas do ensino, avançou, ontem, o chefe de Repartição Municipal da Educação  local, Avelino Epongo.
O responsável lembrou que este ano  três mil e 263 mil alunos vão ser matriculados pela primeira vez, cujo sector conta com 631 professores distribuídos em diversas localidades do município.
Avelino Epongo assegurou que a Direcção Provincial da Educação, em coordenação com a Repartição  Municipal,vai distribuir, gratuitamente, material didáctico, particularmente para os alunos do ensino primário. “Vamos dar prioridade, na distribuição dos materiais didácticos , às localidades recônditas”, disse o responsável do sector da Educação  do município.

 Vagas na Escola Pedagógica 
A Escola Superior Pedagógi-ca do Bié tem  615 vagas para o ano académico  que se avizinha, anunciou, ontem , o director da instituição para os Assuntos Académicos, Aristides Cambuta.
Segundo o responsável, as inscrições para as provas de admissão “estão a decorrer com normalidade”, em-bora muitos candidatos não apresentaram os certifica-dos de habilitações do curso médio, porque as instituições  onde  estudaram ainda não  emitiram. “Já fizemos contactos com várias escolas do ensino médio para acelerarem a emissão dos certificados de habilitações, para facilitarem as inscrições dos alunos”, disse Aristides Cambuta.

Tempo

Multimédia