Províncias

Vacinados milhares de animais domésticos

Afonso Belo | Cuito

Mais de dez mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos, foramvacinados em 2014 contra a raiva, na província do Bié, informou no Cuito o chefe do Departamento de Veterinária da Direcção Provincial daAgricultura, Cesário Alberto.

Campanha abrange todas os municípios
Fotografia: Estanislau Costa | Lubango

Segundo o responsável dos serviços veterinários, havia previsão de serem vacinados 25 mil animais, o que não se concretizou devido ao fraco envolvimento das administrações municipais e comunais, bem como à falta de hábito por parte dos proprietários dos animais.
No Cuito, durante o período em referência, foram vacinados 6.718animais, Chinguar 649, Camacupa 191, Cunhinga 679 e Andulo 361.Em Catabola e no Cuemba em 2014 apenas foram realizadas vacinas de rotina nas sedes municipais, sem no entanto ter sido revelado o número de animais imunizados.
O Departamento de Veterinária do Bié dispõe de 12.062 doses de vacina contra a raiva em “stock”, para campanhas de vacinação em áreas com elevados casos de mordeduras.
O Departamento de Saúde Pública, na voz do chefe da Secção de Grandes endemias, Nelson Stover, disse que o sector, em 2014, registou 23 casos de mordeduras, que causaram igual número de mortes.
Nelson Stover não descarta a existência de mais casos de mordeduras, pois muitas pessoas não procuram os postos, centros de saúde e hospitais quando são mordidas.
“Muitas pessoas recorrem a tratamentos caseiros, o que muitas vezes resulta em óbitos”, concluiu.

Tempo

Multimédia