Províncias

Vaga de investimentos melhora distribuição

Matias da Costa | Cuito

O Governo Provincial do Bié, através da direcção local de Energia e Água, aprovou o projecto para a construção de um novo sistema de captação, tratamento e distribuição a partir do caudal do Rio Cuquema.

O director da Energia e Água no Bié, Abel Paulo, disse que a construção do novo sistema surge da necessidade derivada do crescimento demográfico do Cuito e, uma vez que já está aprovado o projecto, as obras de construção começam dentro de dias. Abel Paulo apontou como primeiros beneficiários directos do projecto, as seis mil residências da nova centralidade do Cuito, assim como moradores dos bairros do Chissindo e Militar.
De acordo com o director da E­nergia e Águas,  Abel Paulo,o pro­jecto vai abranger todo o corredor que faz parte da extensão do Cuito e aquele onde foram distribuídas parcelas de terra para a auto-construção dirigida.
Em simultâneo à elaboração do projecto, decorre a prospecção do número de residências beneficiárias, com vista a estabelecer a capacidade do sistema para o fornecimento da água potável nesta circunscrição.
O administrador municipal do Cuito, Avis Vieira, partilha das declarações do director de Energia e Água e reforçou que todas as escolas do ensino primário e secundário, construídas recentemente no Cuito e arredores, beneficiam de furos de água.

Tempo

Multimédia