Províncias

Vagas para enfermagem estão sem candidatos

As autoridades administrativas do município da Nharêa, na província do Bié,  estão preocupadas com a falta de candidatos para técnicos superiores de enfermagem e médicos, para cobrir as vagas do regime geral da função pública, disponibilizadas para a região.

Centros hospitalares de Nharêa precisam de técnicos
Fotografia: Edições Novembro

De acordo com o director municipal da Saúde, Aclino Sanjala, existe uma "gritante falta de mão-de-obra qualificada" para preencher as quotas atribuídas ao município, no âmbito do concurso público deste ano.
O responsável disse que é pretensão das autoridades locais ver  Nharêa a crescer, com a intervenção de quadros académica e profissionalmente qualificados, de acordo com o estipulado na lei.
Tendo em conta a carência de quadros, Aclino Sanjala  solicitou às comissões que trabalham no processo de enquadramento de novos quadros a nível da província que encaminhem o pessoal excedentário para o município da Nharêa. O responsável apelou igualmente aos cidadãos residentes em outros pontos do país para se candidatarem às vagas existentes na circunscrição.
O município da Nharêa, localizado  176 quilómetros a nordeste da cidade do Cuito, capital do Bié,  tem disponíveis 34 vagas de nível superior para enfermeiros e médicos. As inscrições já terminaram, com apenas 21 técnicos médios de saúde inscritos.

Tempo

Multimédia