Províncias

Vários mosquiteiros entregues no Cuito

Afonso Belo | Cuito

Pelo menos, 127.300 mosquiteiros foram distribuídos de Janeiro a Março a mulheres grávidas que fazem consultas pré-natal nos centros médicos e maternidade da província do Bié.

O responsável do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Nelson Estover, disse que os mosquiteiros foram preparados com antigénio PENTA 3, um insecticida de acção prolongada inofensivo aos seres humanos.
A distribuição gratuita de mosquiteiros visa reduziu o número de casos de malária em crianças e em mulheres grávidas em todos os municípios do Bié, nomeadamente, Cuito, Andulo, Cunhinga, Nharea, Camacupa, Catabola, Chinguar, Cuemba e Chitembo.
Nelson Estover aconselha os beneficiários a cumprirem as orientações recebidas no acto da distribuição para que sirvam o seu objectivo durante o tempo útil.
O mosquiteiro impregnado inibe o contacto do mosquito transmissor do paludismo  (malária) com os seres humanos.
O responsável samitário avançou que as autoridades estão a desenvolver uma série de acções com vista a diminuir cada vez os casos de paludismo a nível da região.
Para materializar esta pretenção, disse que os técnicos de Saúde levam a cabo várias campanhas de sensibilização junto das populações, informando sobre os cuidados a ter com a malária.
O responsável do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Nelson Estover,  apelou os habitantes a realizar regularmente campanhas de limpeza e a usarem mosquiteiros tratados com insecticida.

Tempo

Multimédia