Províncias

Via entre Gamba e Nharea em reabilitação

José Chaves | Gamba

As obras de reabilitação e ampliação dos cerca de 50 quilómetros da estrada que liga a sede municipal de Nharea à comuna da Gamba, província do Bié, decorrem a bom ritmo, anunciou o encarregado de obras da firma construtora, Isidro Mendes.

A reabilitação do troço está a ser feita no âmbito do projecto de melhoramento das vias secundárias e terciárias traçadas pelo Governo
Fotografia: Jornal de Angola |

O responsável, que falava ao Jornal de Angola, assegurou que os trabalhos de reabilitação da via, incluindo as pontes e pontecos, se encontram numa fase avançada.
As obras, iniciadas em Janeiro deste ano, incidem na desmatação, com vista a ampliar a via, e na limpeza e terraplanagem do percurso.
Isidro Mendes informou que, nesse momento, os trabalhos decorrem nas zonas mais críticas, principalmente naquelas que no tempo de chuva provocam grandes transtornos aos automobilistas.
A reabilitação da estrada está a ser feita no âmbito do projecto de melhoramento das vias secundárias e terciárias traçadas pelo Governo central.
Inoperante há mais de 30 anos, em consequência do conflito armado, a reabilitação do troço é fundamental para o desenvolvimento à região.
A administradora municipal de Nharea, Lúcia Chicapa, afirmou estar satisfeita com a qualidade dos trabalhos de terraplanagem, que de­correm de forma acelerada no troço entre a Nharea e a Gamba. A estrada, que também permite a ligação entre a localidade da Nharea e os municípios de Catabola, Camacupa e Cuemba, permite a comercialização dos produtos na região, como milho, feijão, mandioca, ginguba e hortícolas diversos.
 A empreitada envolve 150 trabalhadores, maioritariamente angolanos. Na via, máquinas e homens tra­balham sem parar, com vista a  dar outra dinâmica à obra.

Tempo

Multimédia