Províncias

Vila de Chicala Ngalileia conta com novos serviços

José Chaves| Andulo

Crianças da povoação de Chicala Ngalileia, que dista cerca de 27 quilómetros da sede municipal do Andulo, têm agora mais oportunidades para estudar, depois da inauguração ontem de uma escola primária, pelo governador provincial do Bié, Boavida Neto.

Novas escolas no Andulo permitem a inserção de mais crianças no sistema de ensino
Fotografia: Arão Martins|Edições Novembro

A referida escola dispõe de cinco salas e tem capacidade para albergar 420 alunos em dois turnos, desde a iniciação até à sexta classe.
Além da escola primária, a comunidade de Chicala Ngalileia beneficiou ainda de um posto de saúde e de um sistema de abastecimento de água potável, no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Rural e de Combate à Pobreza, no município do Andulo.
O posto de saúde tem uma sala de observação, consultório, enfermaria com capacidade para internar 12 doentes, salas de parto e de pré-parto, puericultura, cadeia de frio e farmácia. O governador provincial do Bié, Boavida Neto, assegurou que as autoridades vão continuar a apostar na construção de mais escolas e de casas para professores e enfermeiros.
Boavida Neto apelou à comunidade para preservar os empreendimentos ora inaugurados, para que os mesmos sirvam, por muito tempo, esta e as próximas gerações.
O soba da povoação de Chicala Ngalileia, Gabriel Tchimbanjela, manifestou-se satisfeito com a inauguração da escola, uma vez que a mesma vem dar outro impulso ao sector da Educação na região.
O administrador do Andulo, Moisés Cachipaco, assegurou que a construção de novas infra-estruturas de impacto social vai continuar em todas as partes do município, no âmbito das acções de melhoria das condições de vida da população da região.

Tempo

Multimédia