Províncias

Vila do Andulo com novas salas

José Chaves

 O município do Andulo, na província do Bié, vai contar, no próximo ano académico, com seis novas escolas, para acolher mais de três mil crianças em diversos níveis de ensino, informou na terça-feira desta semana, o director municipal da Educação, Aristides Gonçalves.

Fotografia: DR

As escolas, acrescentou, estão a ser construídas nos bairros Cachitele, Agostinho Neto, Maxinde, Hospital, Chicala-Lunduimbale e Chivili-2, visando reduzir o número de crianças fora do sistema de ensino. As obras tiveram início no passado mês de Abril e prolongam-se por oito meses.
Para um melhor enquadramento no sistema de ensino, Aristides Gonçalves sublinhou a necessidade de assegurar-se a funcionalidade dos gabinetes psico-pedagógicos nas escolas, para garantir um acompanhamento nas vertentes sociais, psicológicas e pedagógicas, bem como incentivar a criação de salas inclusivas, para o atendimento das crianças com necessidades educativas especiais.
Aristides Gonçalves salientou que a construção das escolas de carácter definitivo surge na sequência do programa de avaliação do número de crianças fora do sistema de ensino por falta de escolas, enquanto outras têm sido obrigadas a percorrer longas distâncias para estudar.
Um total de 1.339 docentes faz parte do sistema de ensino do município do Andulo, que, este ano, tem matriculados 74 mil alunos, em 172 escolas, das quais três do ensino médio.

Tempo

Multimédia