Províncias

Vila do Dando está a necessitar de enfermeiros

José Chaves

A comuna do Dando, no município da Nharêa, província do Bié, precisa no mínimo de mais vinte enfermeiros, para reforçar a assistência à população, segundo a administradora Maria Baca.

O objectivo das autoridades é baixar o número de mortes
Fotografia: Dombele Bernardo | Edições Novembro

A vila, ainda de acordo com a administradora, conta com apenas três técnicos de enfermagem e um centro de saúde, com 30 camas.
A administradora comunal do Dando disse que a falta de técnicos prejudica o funcionamento da unidade sanitária, pois os poucos existentes são obrigados a encerrá-la quando adoecem ou um deles está de férias.
As doenças mais frequentes na comuna do Dando são as respiratórias e diarreicas agudas, malária e febre tifóide. />Maria Baca falou também da falta de agentes da ordem pública nas ruas da vila do Dando, o que faz com que os criminosos andem à solta e aproveitem a oportunidade para saquear as cantinas e cometer assaltos à mão armada, acrescentando que os moradores da região apelam às autoridades para que tomem medidas para se inverter o quadro.
A comuna do Dando tem mais de oito mil habitantes, que se dedicam, essencialmente, à  agricultura familiar e à pesca fluvial.

Tempo

Multimédia