Províncias

Autoridades locais esperam boa colheita

A província de Cabinda prevê colher 600 toneladas de produtos diversos durante a campanha agrícola 2013/2014, disse à Angop o secretário provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas.

Tati Luemba afirmou que, “apesar do declínio da produção nos últimos três anos, devido sobretudo à paralisação da brigada de mecanização agrícola há boas perspectivas de se atingir a meta proposta para esta campanha”.
A província de Cabinda em 2009, referiu, colheu mais de 577 toneladas de produtos agrícolas ­diversos, no ano seguinte, 546 toneladas e 524 toneladas em 2011. Até ao momento em relação ao ano passado, alertou, foram colhidas 323.­166 toneladas, o que demonstra o declínio progressivo da produção na região.
O secretário provincial da Agricultura disse que “tudo aconteceu quando populares furiosos pela destruição de suas casas construídas ilegalmente no perímetro agrário de Lubendo, em retaliação destruíram por completo os 16 tractores com as respectivas alfaias da brigada de mecanização agrícola”.
Tati Luemba realçou que devido à intervenção do Ministério da A­gricultura e do Governo Provincial de Cabinda a situação se está a alterar que neste momento há disponíveis pelo menos 20 máquinas para garantir a preparação de terras.
A partir do próximo ano a mecanização agrícola está a cargo de duas empresas privadas, uma das quais já constituída, que passam a preparar as terras e a distribuí-las em blocos cultiváveis aos camponeses. Para a campanha está previsto preparar 800 hectares de terras com recurso à mecanização agrícola.

Tempo

Multimédia