Províncias

Cabinda promove projecto de aquicultura

Leonor Mabiala | Cabinda

A secretária provincial da A­gricultura e do Desenvolvimento Rural de Cabinda está a levar a cabo um projecto de apoio às actividades de aquicultura, no quadro do Programa de Combate à Fome e à Pobreza.

Para verificar as condições de aplicação do programa, o secretário de Estado para a Aquicultura, Zacarias Sambeny, esteve recentemente em Cabinda.
O levantamento feito pelo secretário de Estado visa permitir ao Ministério de tutela definir as metodologias de intervenção na sua execução e os mecanismos de apoio para o reforço das iniciativas locais. Zacarias Sambeny salientou que a intervenção institucional junto dos promotores e de parceiros visa a execução do processo de transferência de boas práticas no exercício da aquicultura, no sentido de se obterem resultados satisfatórios.
O secretário de Estado disse que o desenvolvimento da aquicultura é um subprograma prioritário do sector das Pescas, que vai contribuir para a concretização das políticas públicas do Executivo, no âmbito do combate à fome e à pobreza.
O subprograma vai ainda melhorar o rendimento das famílias, fomentar empregos e contribuir para a diversificação da economia nacional, sobretudo no sector empresarial, de modo a reduzir a importação de bens, que podem ser produzidos localmente. A execução do programa de aquicultura no país está direccionada, principalmente, para as camadas vulneráveis, designadamente as comunidades rurais e costeiras, antigos combatentes e veteranos da pátria, ex-militares, mulher rural e jovens.
O chefe do departamento da Aquicultura Continental do Ministério das Pescas, Fredy Kanda, considerou positiva a actividade desenvolvida na província, tendo em conta a qualidade das estruturas criadas, as técnicas usadas e o nível de crescimento do peixe em diversas unidades de produção existentes.
Fredy Kanda disse que a visita serviu para identificar algumas anomalias com o cumprimento das normas, parâmetros ou condições ideais a observar no exercício da referida actividade.

Tempo

Multimédia