Províncias

Cabinda pronta para vacinar

Leonor Mabiala | Cabinda

Um total de 693.400 pessoas da província de Cabinda são imunizados contra a febre-amarela, durante a campanha de vacinação que começa hoje e até ao dia 26 deste mês, informou, no sábado, o secretário provincial da Saúde.

Para o êxito da campanha estão disponíveis milhares de doses de vacinas e mobilizados centenas de técnicos de saúde
Fotografia: Maria Augusta

Paulo Zengui Alexandre confirmou a existência da febre-amarela na província, o que já resultou na morte de dois indivíduos e lembrou que de Janeiro até a presente data, foram registados 70 casos suspeitos de febre-amarela. O secretário da Saúde informou que para o êxito da campanha estão disponíveis 760.700 doses de vacinas e mobilizados 165 equipas, integradas por 1.490 indivíduos, entre técnicos de saúde, membros da sociedade civil, efectivos das Forças Armadas Angolanas, Polícia Nacional e da Cruz Vermelha.
Paulo Zengui Alexandre apelou à população para se dirigirem aos centros e postos de saúde, a fim de serem vacinadas e garantir a protecção do organismo, referindo que a maior preocupação reside no facto de Cabinda partilha uma vasta fronteira com  o Congo Brazzaville  e  Congo Democrático, países que nos últimos meses registaram casos da febre-amarela em grande escala.
O secretário provincial da Saúde entende que para o sucesso da campanha da febre-amarela seja fundamental uma vacinação sincronizada, envolvendo os dois países vizinhos, de onde alguns casos notificados pela província tenham proveniência.

Tempo

Multimédia