Províncias

Capacidade energética será reforçada em 2019

Joaquim Suami | Cabinda

O Governo Provincial de Cabinda vai reforçar, este ano, o fornecimento de energia eléctrica ao município de Cacongo. A garantia foi dada, ontem, na vila de Lândana, pelo governador provincial Eugénio Laborinho.

Localidade de Cacongo vai estar mais iluminada
Fotografia: ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO

O governante  discursava no acto da comemoração do 78º aniversário da elevação da sede municipal de Cacongo à categoria de vila, consagração registada em 8 de Janeiro de 1941, pelo então  conselheiro  de terceira classe,  Guilherme Capelo.
Segundo Eugénio Laborinho o aumento da capacidade energética da sede municipal  de Cacongo está inserido no Programa Provincial de Desenvolvimento. Nesta vertente,  o município vai ainda beneficiar, na comuna de Malembo, de um sistema de captação  de água e a reabilitação da rede de iluminação pública na vila de Lândana. A comuna do Dinge, segundo o governador, conta, desde Abril do ano passado, com uma central hídrica de 2.5 megawatts, que fornece  energia eléctrica inclusive à comuna do Nhuca, no município de Buco Zau.
O governador disse ainda que o reforço da capacidade de fornecimento de água  à vila de Lândana vai dar lugar a  cinco mil ligações domiciliárias. Na mesma senda, adiantou que o reatamento das obras de construção da estação de tratamento de água na localidade do Nshukissi, na comuna do Massabi, visa também a transformação da água salgada em água doce.
Eugénio Laborinho prometeu, por outro lado, a conclusão, este ano, das obras de construção do Hospital Municipal de Cacongo, que estavam paralisadas há dois anos  e o arranque, em breve, da construção de duas escolas, com 12 salas cada.  

Tempo

Multimédia